![]() | ![]() | ![]() |
---|
"(...) desenvolver de maneira livre o elemento físico-corpóreo do ser humano e, de certa forma, oferecer ao anímico-espiritual a possibilidade de desenvolver-se por si mesmo (...)"
Rudolf Steiner
A Pedagogia Waldorf
A PEDAGOGIA WALDORF 100 ANOS (1919 - 2019)
A Proposta Pikler para Berçário
"Atualmente, vivemos em uma cultura da antecipação. Muitas vezes escutamos “o bebê AINDA não levanta a cabecinha, ainda não rola, ainda não engatinha, ainda não anda”. Cria-se, infelizmente, uma ideia de que o bebê ainda não é. Quando, na verdade, deixa-se de olhar e perceber o quão ativo que é esse bebê. O bebê está exercitando inúmeras habilidades, ele não está preocupado em conquistar novas etapas, ele vive. O bebê nasce com uma tendência inata ao desenvolvimento e à socialização. Mas, para isso, é preciso que o ambiente seja seguro e favorável, de forma que ele possa fazer seu “trabalho de bebê” e conquistar – no tempo dele – novas posturas e o sentimento de confiança e competência."
Rita Góes Bezerra de Moraes, da Rede Pikler Brasil
Segundo Rita, a abordagem desenvolvida pela Emmi Pikler, está longe de ser um método ou uma técnica. É uma concepção e uma postura ética do cuidar.
A criança necessita de uma relação de ritmo, de vínculo e de atenção para se sentir segura e assim poder se entregar para as vivências. Precisa de um ambiente que favoreça a movimentação livre e autônoma para que possa conquistar novas posições e habilidades.
No Bosque, as crianças e suas famílias vivenciam um ambiente que é uma extensão do seu lar. Os vínculos são parte essencial do processo de todos, são duradouros, as crianças permanecem por muito mais de um ano com a mesma turma e educadoras.
Aqui, toda equipe possui formação específica e continuada, além de trabalharem com dedicação exclusiva em um regime de 6 horas diárias, o que garante uma qualidade de presença em todo o trabalho e saúde, tanto para o ambiente escolar quanto para as famílias.
Próximos Eventos
Últimos Posts
