Ritmo

"Vida é ritmo. Tudo que tem ritmo, tudo que dá força e não cansa é o que apresenta processos rítmicos. É só pensar como nosso sistema rítmico-circulatório é o sistema central que mantém nosso organismo com boa saúde, coordena e harmoniza os sistemas neuro-sensorial e metabólico-motor, O ritmo da respiração e do fluxo de sangue pelo coração não para, é sinal de vida. E existem outros ritmos em nossa vida, que na infância devem ser respeitados, como o ritmo entre vigília e sono. Se ele corre com regularidade, como também aquele das refeições, da higiene etc., então a criança pode crescer harmoniosamente e terá saúde.

(...)

Penso em comemorações de dias especiais na semana, de festas familiares, festas cíclicas do ano etc. Mesmo cada dia pode ter momentos de pausa, de calma interior, intercalados com os afazeres diários da rotina. (...)

 

Ritmo tem vida, aceleração, intensificação, variação, transformação. Porém, para não se perder, precisa apoiar-se num compasso, numa batida básica. Por exemplo, todos os dias levanta e deita o sol, (compasso do dia e noite), mas quantos ritmos diferentes não existem no número de horas de luz e de escuridão! E destas variações surge outro ritmo, o das estações, que também não ocorrem em ciclos rígidos."

 

Leonore Bertalot

.

Celebrações de Época

 

 

"As festas das estações do ano são celebrações que nos conectam com o mundo que nos rodeia e com toda a natureza. (...)  A Natureza está na base da nossa cultura e da nossa sobrevivência. Temos de ajustar a nossa existência, de acordo com as forças naturais, pois ela está profundamente arraigada em nós. Estas festas sazonais marcam a mudança da luz, a relação da Terra com o Sol, a ligação com aquilo que é universal no ciclo do ano. As forças cósmicas se apresentam nas quatro estações do ano. As estações são como a respiração da Terra e ajudam o ser humano na busca do equilíbrio."

 Maria Chantal Amarante

 

 

"Festas representam uma intensificação dos ritmos regulares diários, e, ao mesmo tempo, também uma interrupção, um intervalo, uma inspiração profunda depois de muita expiração do corre-corre diário. Somos chamados a respeitar os ritmos de vida do nosso corpo e, para a vida do nosso ser espiritual, nosso eu, podemos nos sentir chamados a criar, a programar e festejar tantos momentos altos, elevados sobre o comum, quanto queiramos e acharmos sadios. Exemplos e conteúdos, a vida oferece um sem-fim. Porém, quanto mais nos ligam com a Natureza, aprofundando nossa vivência da imensidão dos mistérios da vida, tanto mais força e vitalidade nos darão e tanto mais harmonia existirá no dia-a-dia na vida da família, no meio ambiente social. Vamos compor sobre o compasso dado pela natureza, a nossa própria melodia. À obra!"

Leonore Bertalot

 

No Bosque, cada época e estação é comemorada com um dia de festa, todas muito singelas e simbólicas. As crianças participam de toda preparação , desde a confecção dos enfeites até sua organização no espaço e em casa, bem como cantando as músicas e ouvindo vivamente as histórias contadas.

 

 

 

Aniversário no Bosque

 

O nascimento de cada criança é um acontecimento único, especial. Celebramos com muita alegria este dia, que é esperado por todos semanas antes de sua chegada. As professoras começam a confeccionar o presente da criança com muito amor e dedicação, todos já sabem que um aniversário vem chegando.

O dia começa com as crianças preparando um delicioso bolo de laranja que logo começa a cheirar, logo partem em busca de flores e folhas para enfeitar a linda mesa do aniversariante.

 

Quando tudo está pronto os familiares chegam, juntos ouvimos uma história, a criança aniversariante recebe sua coroa e seu manto, cantamos e comemoramos a alegria da chegada desta criança em nossas vidas.

As crianças que desejarem podem fazer um desenho de presente. A criança assim recebe o presente feito pelo professor e também pelas crianças, bem como os votos para o novo ano que se inicia.

​​​​​​​

ENDEREÇO

Núcleo Integrado de Educação Infantil Bosque

​​Rua Cândido de Arruda Botelho, 1830

Bairro Santa Felícia, São Carlos, SP, 13563-300

escola@bosquejardimdeinfancia.com.br

Tel: 16-3413-6620 / 16-99744-9829

CNPJ 21.554.235/0001-03

Escola regularmente registrada no Conselho Municipal de Educação

Escola associada a Federação  de Escolas Waldorf no Brasil - FEWB

© Bosque Jardim de Infância

Última atualização: outubro de 2020

Describe your image